SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Consultório de Rua: Contribuições e Desafios de uma Prática em ConstruçãoAtividade física do trabalho Versus Atividade Física do Lazer: A Falta de Informação e Incentivo em Populações Ribeirinhas do Médio Solimões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

OLIVEIRA, Cassiana Morais de  e  GORAYEB, Ricardo. Diferenças de gênero e fatores motivacionais para início do tabagismo em adolescentes. Saúde Transform. Soc. [online]. 2012, vol.3, n.1, pp.49-54. ISSN 2178-7085.

Um aspecto importante relacionado ao tabagismo é o fato que seu início ocorre predominantemente na adolescência. O objetivo desta pesquisa foi estudar os fatores motivacionais associados ao início do tabagismo, na percepção de adolescentes fumantes e não fumantes, e comparar esses fatores em relação ao gênero. Utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa por meio da Análise de Conteúdo Temática para avaliação das entrevistas. Participaram 80 adolescentes, alunos do ensino médio de uma escola estadual de Ribeirão Preto/SP, de ambos os gêneros, sendo 40 fumantes e 40 não fumantes, numericamente equiparados quanto ao gênero. A maioria das meninas, tanto as fumantes como as não fumantes, opinou que o que faz as pessoas começarem a fumar é o alívio de emoções negativas, já os meninos não fumantes apontaram a influência do modelo de um fumante, e os fumantes os aspectos relacionados à adolescência, como auto afirmação e inserir-se na turma. Sobre o que acham de pais fumantes, houve predomínio de verbalizações dos meninos não fumantes, e das meninas fumantes e não fumantes, na categoria má influência, e nas meninas não fumantes, na categoria não gosta. Em relação à opinião sobre amigos fumantes, verificou-se predomínio de verbalizações das meninas não fumantes, nas categorias não gosta e acha normal, e dos meninos não fumantes nas categorias prejudicando a sua saúde e das pessoas ao seu redor e não gosta. No grupo dos fumantes, em ambos os gêneros, o predomínio de verbalizações foi na categoria normal. Este estudo identificou elementos relevantes para subsidiar programas e pesquisas futuras de controle e prevenção do tabagismo em adolescentes.

Palavras-chave : Motivação; Tabagismo; Gênero e Saúde; Adolescente; Smoking.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )