SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número4A História da Psicanálise em Porto AlegreEntre barões e porões: Amílcar Lobo e a psicanálise no Rio de Janeiro durante a ditadura militar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

SANTOS, Rodrigo Afonso Nogueira  e  NETO, Fuad Kyrillos. Contribuições para uma historiografia da psicanálise em Minas Gerais. Analytica [online]. 2014, vol.3, n.4, pp.145-172. ISSN 2316-5197.

No texto, é feita a comunicação preliminar de uma pesquisa, atualmente em desenvolvimento, tendo como objeto a história da psicanálise em Minas Gerais. Inicialmente, a psicanálise chegou a Minas Gerais pelas mesmas vias em que ela chegou ao Brasil: a psiquiatria e o modernismo. Apresentam-se os primeiros esboços de um trabalho clínico realizado nesse Estado e, posteriormente, o percurso da primeira escola de formação psicanalítica. Por fim, toma-se como hipótese de trabalho a influência de certas características políticas e sociais do estado de Minas Gerais - o catolicismo e o conservadorismo - sobre a chegada da psicanálise nesse Estado, inclusive como resistência à chegada de uma instituição vinculada à IPA. Esse movimento é realizado na tentativa de se compreender o motivo de uma escola, fundada em bases cristãs, ter encontrado espaço em Minas Gerais, já na década de 1960, enquanto uma instituição ipeísta só chegou a essa região 30 anos depois. Essa vinculação entre psicanálise, conservadorismo e catolicismo nos parece ser a peculiaridade da entrada da psicanálise em Minas Gerais.

Palavras-chave : História da psicanálise; Minas Gerais; Instituições psicanalíticas.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )