SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Manutenção de classes de estímulos equivalentes: um estudo com alunos do ensino fundamentalEspaços urbanos para (e das) brincadeiras: um estudo exploratório na cidade de Salvador (BA) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SOARES, Adriana Benevides et al. Estudo comparativo de habilidades sociais e variáveis sociodemográficas de professores. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp.35-49. ISSN 1516-3687.

O professor exerce uma atividade essencialmente relacional cuja qualidade das interações exercidas se reflete no desenvolvimento de competências sociais e acadêmicas de seus alunos. O sucesso dessas interações tende a variar em razão das habilidades sociais e dos indicadores sociodemográficos. Este trabalho teve como objetivo identificar e comparar o repertório de habilidades sociais de professores nos vários níveis de ensino e comparar as variáveis sociodemográficas tais como gênero, tipo de instituição, escolaridade e área em que atuam. Participaram deste estudo 264 docentes. Foi aplicado o inventário de habilidades sociais (DEL PRETTE; DEL PRETTE, 2001b). Os principais resultados deste estudo apontam, principalmente, para a existência de diferenças significativas no que tange ao tipo de instituição, pública ou privada, na qual o professor atua, refletindo as demandas e exigências próprias dos dois sistemas. Os professores, em sua maioria, apresentaram bons repertórios de habilidades sociais, demonstrando que poderão servir de modelos de comportamento para seus alunos.

Palavras-chave : Habilidades sociais; Relação professor-aluno; Competência social; Ensino público; Ensino privado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )