SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1O técnico de enfermagem diante da morte: concepções de morte para técnicos de enfermagem em oncologia e suas implicações na rotina de trabalho e na vida cotidianaPerfil comportamental de crianças e adolescentes com síndrome de Prader-Willi e obesidade exógena índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

PIMENTEL, Claudia Bonfily  e  BARROS, Izabella Paiva Monteiro de. Transferência e desfecho terapêutico em psicoterapia psicodinâmica breve. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp.142-152. ISSN 1516-3687.

A pesquisa teve como objetivo geral verificar a relação entre desfecho terapêutico e momentos transferenciais que tenham ocorrido ao longo dos processos de psicoterapia breve analisados. Para embasar teoricamente o conceito de transferência, foram utilizados textos de Sigmund Freud e Melanie Klein. Trata-se de uma pesquisa exploratória e documental de caráter qualitativo. Analisaram-se 17 prontuários de pacientes, entre 20 e 40 anos, que foram atendidos em um serviço-escola de 2002 até 2006. Foi realizado o processo de análise temática que precedeu a categorização. Com base na leitura de 262 sessões de psicoterapia, selecionaram-se momentos transferenciais relevantes de cada caso analisado e criaram-se categorias de transferências. O manejo da transferência realizado pelos estagiários parece ter tido relação direta com o desfecho terapêutico dos atendimentos. Em 13 dos 17 prontuários, mesmo tendo havido obtenção do foco proposto, os pacientes foram encaminhados para processos de psicoterapia longa.

Palavras-chave : Transferência; Psicoterapia breve; Desfecho terapêutico; Serviço-escola; Relação paciente-terapeuta.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )