SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Relações emergentes após ensino de comportamento textual por meio do procedimento de discriminação simples em criançasHistória comportamental: efeitos de história de reforçamento em FR sobre desempenho posterior em DRL em ratos Wistar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde  e  SANTOS, Eline de Melo. Constituição do professor-leitor: condições e compreensão de leitura em alunos universitários. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp.96-111. ISSN 1516-3687.

Objetivou-se (i) investigar as condições de leitura de professores em formação inicial, dentro e fora do espaço dessa formação; (ii) avaliar a compreensão de leitura desses futuros profissionais quando em interação com diferentes gêneros textuais; (iii) evidenciar a relação entre o desempenho em compreensão de leitura e as condições de participação em práticas de letramento. Participaram nove alunos de licenciaturas diversas, cursando a partir do 4º período, de universidade pública do Recife. Realizaram-se entrevista para investigação da história de leitura e atividade de compreensão textual de uma crônica, um artigo científico e um texto de opinião. Verificou-se que os cursos de formação de professores favorecem o contato com gêneros ainda desconhecidos dos estudantes (artigo científico), mas os afasta de outras leituras (a deleite); que os participantes, de modo geral, compreenderam os três gêneros textuais; e que aqueles que têm maior contato com outras linguagens tiveram melhor desempenho na compreensão dos textos lidos.

Palavras-chave : Compreensão textual; Condições de leitura; Gêneros textuais; Formação de professores; Universidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )