SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3O câncer na adolescência: vivenciando o diagnósticoAtuação de psicólogos e estruturação de serviços públicos na assistência à saúde mental de crianças e adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

JESUS, Monica Lima  e  ARAUJO, Diego. Politização e formação em serviço: significados e sentidos atribuídos pelos residentes em uma residência multiprofissional em saúde mental na Bahia. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.67-80. ISSN 1516-3687.

Neste artigo, buscou-se compreender os sentidos e os significados produzidos pelos residentes de uma residência multiprofissional em saúde mental quando desempenham a função de facilitadores-cuidadores em oficinas/projetos que fomentam a politização do usuário e, supostamente, deles mesmos: oficina de geração de renda; reuniões técnicas do Centro de Atenção Psicossocial (Caps); projeto Grupo de Cidadania. Utilizaram-se entrevistas individuais e diário de campo. Os repertórios interpretativos foram submetidos a análise à luz das perspectivas da antropologia interpretativa e da prática discursiva e produções de sentido. Discutiu-se o pressuposto da politização como tendência educativa fértil para formação de profissionais de saúde mental comprometidos com os princípios e diretrizes do SUS, e, particularmente, com a reforma psiquiátrica. Entendeu-se que a politização é expressa como elemento transversal da atuação/processo formativo dos residentes: como tecnologia relacional e como enfrentamento de uma cultura manicomial.

Palavras-chave : educação; saúde mental; residência não médica; tecnologia; cidadania.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )