Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia: teoria e prática
versão impressa ISSN 1516-3687
Resumo
FEITOSA, Kellida Moreira Alves; SILVA, Tâmara; SILVEIRA, Maria de Fátima de Araújo e SANTOS JUNIOR, Hudson Pires de Oliveira. (Re)construção das práticas em saúde mental: compreensão dos profissionais sobre o processo de desinstitucionalização. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.40-54. ISSN 1516-3687.
A reforma psiquiátrica é um processo em construção, cujo conceito-chave é a desinstitucionalização, que busca a reordenação da assistência em saúde mental, do modelo hospitalocêntrico para o psicossocial. Este estudo teve como objetivo geral compreender quais as concepções dos profissionais sobre o processo de desinstitucionalização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio de um roteiro de entrevista com cinco profissionais atuantes na rede de saúde mental, observação participante e registro em diário de campo. Nos resultados, foram identificadas dificuldades relacionadas à atuação do profissional quando inserido no modelo antimanicomial, refletindo em necessidade de organização e qualificação dos recursos humanos. Outro ponto relevante está relacionado ao distanciamento do familiar no tratamento do sofredor psíquico. Pode-se considerar que atuar na perspectiva da reabilitação psicossocial exige uma necessidade constante de repensar as práticas, para articular as mudanças necessárias no âmbito assistencial para que o processo de desinstitucionalização ocorra de forma adequada.
Palavras-chave : saúde mental; desinstitucionalização; assistência em saúde mental; profissionais da saúde; serviços de saúde mental.