SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Cinema e abuso sexual na infância e adolescência: contribuições à formação do psicólogo clínicoOlhares sobre a favela: intervenção junto à Escola de Fotógrafos Populares da Maré índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SILVA, Milena Leite  e  ARPINI, Dorian Mônica. O acolhimento institucional na perspectiva da nova Lei de Adoção. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp.95-106. ISSN 1516-3687.

Este estudo foi realizado com oito psicólogos e assistentes sociais que trabalham em instituições de acolhimento institucional em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, com o objetivo de compreender a visão destes profissionais sobre o acolhimento institucional, a partir da vigência da nova Lei Nacional de Adoção. O método utilizado foi a entrevista semidirigida de questões abertas, e os resultados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que o acolhimento institucional é compreendido pelos profissionais como um misto de fracassos e superações, destacando-se um movimento de transformação de práticas antigas referentes aos orfanatos, incentivado pela nova Lei Nacional de Adoção. As considerações finais indicam importantes mudanças no cenário da institucionalização de crianças e adolescentes no contexto atual, ao mesmo tempo que evidenciam a presença de práticas e modelos historicamente construídos. Reconhecer a presença dessas práticas é um dos caminhos para superá-las.

Palavras-chave : abrigo; leis; crianças; adolescentes; profissionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )