Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia: teoria e prática
versão impressa ISSN 1516-3687
Resumo
FIDELES, Marcela Nayara Duarte e VANDENBERGHE, Luc. Psicoterapia Analítica Funcional feminista: possibilidades de um encontro. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.3, pp.18-29. ISSN 1516-3687.
O presente estudo reflete sobre o encontro dos posicionamentos da Terapia Feminista (TF) e da Psicoterapia Analítica Funcional (Functional Analytic Psychotherapy – FAP) na clínica. Um estudo de literatura foi feito para comparar seus estilos clínicos. Sua compatibilidade destacou-se quanto ao manejo da relação terapêutica, à inclusão de elementos sociais e culturais, à ênfase sobre a aquisição de habilidades para modificar o ambiente, ao fato de o terapeuta e o cliente assumirem seus valores e sentimentos, e à validação da vivência emocional do cliente em vez da tentativa de modificá-la. As qualidades do estilo clínico das duas abordagens são muito próximas. Porém, seus registros conceituais se baseiam em sensibilidades diferentes: a pragmática clínica para a FAP e os valores políticos para a TF. O estudo sugere que a junção dessas perspectivas pode produzir uma visão clínica mais ampla, além de ser uma estratégia viável para o acolhimento de temas de gênero na atuação clínica.
Palavras-chave : Terapia feminista; terapia comportamental; Psicoterapia Analítica Funcional; empoderamento; relação terapêutica.