Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia: teoria e prática
versão impressa ISSN 1516-3687
Resumo
OLIVEIRA, Angela S. de et al. Análise da escala de impedimentos à aplicação da tecnologia social. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp.60-82. ISSN 1516-3687. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n2p83-104.
O processo de avaliação da efetividade de uma Tecnologia Social para Capacitação Profissional necessita de instrumentos fidedignos e breves. Com base nisso, o presente estudo objetiva avaliar evidências de validade de uma Escala de Impedimentos à Aplicação da Tecnologia Social. A amostra foi composta por 299 profissionais que trabalham em instituições públicas de atendimento às populações em vulnerabilidade social no estado do Rio Grande do Sul. A análise exploratória de grafos sugeriu uma estrutura com três fatores: relacionamento interpessoal, infraestrutura e percepções do trabalho com populações vulneráveis. A análise fatorial confirmatória apresentou baixos índices de resíduos e excelentes índices de ajuste. Os resultados demonstram a adequação da escala para investigar fatores impeditivos à aplicação dos conteúdos trabalhados em capacitações profissionais
Palavras-chave : validade de escala; capacitação profissional; tecnologia social; vulnerabilidade social; suporte à transferência.