SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2A psicanálise interessa ao estudo da cognição?Empregabilidade: o que os alunos universitários entendem sobre isto? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

GUERRA, Valeschka M. et al. Inventário de ambivalência em relação aos homens: adaptação brasileira e relação com o gênero. Psicol. teor. prat. [online]. 2004, vol.6, n.2, pp.47-61. ISSN 1516-3687.

As atitudes sexistas constituem um construto importante para compreender as relações interpessoais estabelecidas no cotidiano. A escassez de informação a respeito motivou a presente pesquisa, cujos objetivos foram adaptar para o contexto brasileiro o Inventário de Ambivalência perante os Homens e, em seguida, verificar a existência de diferenças de gênero com relação a estas atitudes. Participaram 205 estudantes universitários, com idade média de 20,8 (DP = 3,62), sendo a maioria do sexo feminino (51%). Estes responderam ao Inventário de Ambivalência perante os Homens (IAH), além de questões de caráter sociodemográfico. Os resultados confirmaram a estrutura bifatorial da medida, representada pelos fatores hostil (alfa = 0,80) e benevolente (alfa = 0,69). Conforme esperado teoricamente, foram encontradas diferenças significativas nas médias do sexismo hostil e benevolente de acordo com o gênero, variável que demonstrou ser importante para a análise dos resultados de ambos os fatores.

Palavras-chave : inventário; sexismo; gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )