SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A memória histórica do Regime Militar em três gerações: conteúdos factuais e juízos críticosRepresentações sociais da Aids e da Terapia Anti-retroviral para pessoas vivendo com HIV índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

GUIMARAES, Lilian Pereira de Medeiros  e  YOSHIDA, Elisa Medici Pizão. Doença de Crohn e retocolite ulcerativa inespecífica: alexitimia e adaptação. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.52-63. ISSN 1516-3687.

A doença de Crohn e a retocolite ulcerativa inespecífica (RCUI) são doenças gastrintestinais inflamatórias. Como podem afetar severamente a vida de seus portadores, o estudo objetivou investigar a eficácia adaptativa e o nível de alexitimia de pacientes. Investigou-se, ainda, o modo como cada uma dessas medidas correlacionava-se com a severidade dos sintomas gastrintestinais e com o tempo da doença. A amostra contou com 25 pacientes ambulatoriais portadores da doença de Crohn (52%) e da RCUI (48%). Utilizaram-se como instrumentos a Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada-Redefinida (EDAO-R) e a Toronto Alexithymia Scale (TAS). Obtiveram-se os seguintes resultados: 1. alto comprometimento na qualidade da adaptação e no nível de alexitimia, sem que houvesse, necessariamente, associação entre ambos; 2. a qualidade da adaptação não apresentou associação com a severidade da sintomatologia nem com o tempo da doença; 3. a alexitimia estava associada de maneira negativa à severidade dos sintomas gastrintestinais, mas não com o tempo da doença. Sugerem-se pesquisas com amostras mais representativas.

Palavras-chave : Emoção; Adaptação; Psicossomática; Gastrenterologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )