SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A interlocução entre aluno-leitor/autor em sala de aula e a mediação do docente universitárioQualidade de vida dos educadores sociais em abrigos de proteção a crianças e adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

GUERREIRO-CASANOVA, Daniela Couto  e  POLYDORO, Soely A. J.. Autoeficácia e integração ao ensino superior: um estudo com estudantes de primeiro ano. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.75-88. ISSN 1516-3687.

A literatura destaca a integração e a autoeficácia na formação superior como importantes constructos relacionados ao sucesso e à permanência no ensino superior. Com objetivo de identificar a correlação entre esses dois constructos, foi realizada uma pesquisa composta por duas fases de coleta durante o primeiro ano de graduação. Participaram 189 ingressantes dos cursos de Letras, Matemática, Administração de Empresas e Tecnologia da Informação de uma instituição privada. Por meio da escala de autoeficácia na formação superior e do questionário de vivências acadêmicas, verificou-se correlação positiva e significativa nas duas fases. No entanto, houve diminuição da força da correlação, passando de correlação forte ( = 0,706; p = 0,0001) na primeira fase, para correlação moderada ( = 0,674; p = 0,002) na segunda fase. A análise dos resultados, à luz da teoria social cognitiva, contribuiu para ampliar o conhecimento sobre as variáveis pesquisadas e pode auxiliar o desenvolvimento de ações institucionais.

Palavras-chave : Autoeficácia; Ensino superior; Estudante; Motivação; Correlação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )