SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A contribuição da análise das noções de espaço, tempo e causalidade nas técnicas projetivas diagnósticas: ludodiagnóstico e desenho da figura humanaEstado da arte sobre o Serviço Residencial Terapêutico no Brasil: um panorama exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BRANDT, Ricardo et al. Relações entre os estados de humor e o desempenho esportivo de velejadores de alto nível. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.117-130. ISSN 1516-3687.

A vela é um esporte que exige do atleta diferentes demandas, tais como: interpretação das ações do vento e do mar, tomada de decisões rápidas, concentração e equilíbrio emocional. O humor é um estado emocional ou afetivo com duração variável e não permanente, sendo uma reação aos acontecimentos e sentimentos vivenciados pelas pessoas. Composto pelos fatores tensão, depressão, raiva, vigor, fadiga e confusão, o humor é uma variável importante para o rendimento de velejadores, pois as características da modalidade estão relacionadas a cada um dos seus fatores. É discutida a relevância dos fatores do humor na prática da vela, bem como as possibilidades de intervenção de técnicos e especialistas em psicologia do esporte que buscam o melhor rendimento de velejadores, seja em treinamento, seja em competição. Destaca-se ainda que situações de treinamento e competição podem exigir dos velejadores que buscam o alto rendimento diferentes perfis de humor.

Palavras-chave : Desempenho esportivo; Atletas; Psicologia; Emoções; Humor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )