SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Perversão e contemporaneidade: um discurso equivocado?Avaliação de apraxias em pacientes com lesão cerebrovascular no hemisfério esquerdo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BEDIN, Dulce Maria  e  SCARPARO, Helena Beatriz Kochenborger. Integralidade e saúde mental no SUS à luz da teoria da complexidade de Edgar Morin. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp.195-208. ISSN 1516-3687.

O artigo apresenta os processos históricos que colocam o conceito da integralidade em cena, por meio de uma contextualização acerca da construção do Sistema Único de Saúde (SUS), situando os princípios que embasam as políticas de saúde e suas relações com a integralidade. No campo da saúde coletiva, a expressão passou a ganhar inúmeros sentidos, como neste estudo, que a associa à complexidade e à transdisciplinaridade. Resgata o processo de construção da reforma psiquiátrica brasileira, para refletir sobre as possibilidades de práticas de integralidade na saúde mental. O conceito da integralidade é percebido como imbricado em toda reflexão sobre as mudanças nos modelos de atenção em saúde, expressando o desejo de construção de uma sociedade mais justa e mais solidária. Mostram‑se possíveis as articulações entre a integralidade e o pensamento complexo, associados às questões da saúde mental como alternativa de superação dos modelos tradicionais que ainda se colocam.

Palavras-chave : assistência integral à saúde; Sistema Único de Saúde; saúde mental; reformas dos serviços de saúde; psicologia social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons