SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Coesão de grupo em equipes adultas de voleibol do estado do ParanáBrinquedo terapêutico como coadjuvante ao tratamento fisioterapêutico de crianças com afecções respiratórias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

FELICISSIMO, Flaviane Bevilaqua et al. Estigma internalizado e autoestima: uma revisão sistemática da literatura. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp.116-129. ISSN 1516-3687.

Estudos têm sugerido que uma das principais consequências do estigma internalizado é a diminuição da autoestima. Diante disso, este estudo objetivou analisar a produção científica acerca da relação entre estigma internalizado e autoestima. As buscas foram realizadas nas bases de dados Psycinfo, Scielo e Lilacs, em que se utilizaram os descritores self-stigma e internalized stigma cruzados com o termo self-esteem. A amostra foi composta por 19 estudos que preencheram os critérios de inclusão. Os resultados apontaram uma carência de publicações a respeito do tema e uma predominância de estudos utilizando amostras de indivíduos com transtorno mental. Ainda, a maioria dos estudos encontrou uma relação negativa entre estigma internalizado e autoestima, apesar de não ser possível identificar uma relação de causalidade entre as variáveis. Conclui-se que a autoestima é uma importante variável a ser trabalhada na diminuição do estigma internalizado. Ressalta-se também a necessidade de explorar amostras diversificadas para expandir a compreensão sobre o tema.

Palavras-chave : estigmatização; estigma social; autoestima; revisão sistemática; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )