SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Representações sociais de violência urbana entre policiais civisO perfil da produção científica sobre identidade no campo da teoria das representações sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SANTOS, Thalita Mara; VIEIRA, Lídia Cristiane  e  FARIA, Cleyciane Alves. Deficiência auditiva e mercado de trabalho: uma visão de empregadores da cidade de Uberlândia-MG. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp.92-103. ISSN 1516-3687.

As pessoas com deficiência auditiva, por meio de conquistas legais, obtiveram a sua inserção no mercado de trabalho. No entanto, isso não garante de fato uma inclusão social, pois esta depende do emprego da língua de sinais e do reconhecimento dos reais desafios, necessidades e potencialidades dessas pessoas. Diante dessa problemática, o objetivo do presente trabalho consistiu em investigar a percepção de empregadores referente à contratação e inclusão social dos funcionários com surdez. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas junto a 11 responsáveis pelo setor de recursos humanos de empresas de diversos ramos e setores de Uberlândia. Os resultados apontaram uma ineficácia do processo de comunicação e um modo de contratação que ocorre em algumas das empresas pesquisadas, por conta de uma determinação legal imposta pelo Estado. As barreiras sonoras e as concepções dos empregadores são obstáculos ante a inclusão social das pessoas com deficiência auditiva no ambiente organizacional.

Palavras-chave : surdez; mercado de trabalho; recursos humanos; comunicação; língua de sinais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )