SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Complexidade do texto e medidas de movimentos oculares em adultos leitoresSituação-limite na educação infantil: contradições e possibilidades de intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

PESSOTTO, Fernando; PRIMI, Ricardo; CARVALHO, Lucas de Francisco  e  MIGUEL, Fabiano Koich. Relações entre raciocínio auditivo musical e inteligência. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp.175-187. ISSN 1516-3687.

O presente estudo teve como objetivo investigar se o teste de raciocínio auditivo musical (RAu) avalia uma habilidade específica, relacionada ao processamento auditivo (Ga), ou se o instrumento configura-se como teste de avaliação de inteligência fluida (Gf) ou de conhecimento específico (Gkn). Além disso, buscou-se evidenciar a capacidade do RAu para discriminar os indivíduos em diferentes níveis de habilidade musical. Três grupos - músicos (N = 7), músicos amadores (N = 22) e leigos em música (N = 20) - com idade variando entre 18 e 59 anos, sendo 57,1% do sexo masculino, responderam aos testes. Encontraram-se correlações moderadas significativas entre Analogias 2 e as provas de raciocínio verbal e raciocínio espacial (0,36 e 0,37, respectivamente). Os três grupos diferiram significativamente nas medidas de acordo com o nível de experiência com música. Os resultados sugerem que o raciocínio e processamento auditivo são construtos relacionados, e que o RAu é capaz de discriminar as pessoas de acordo com o nível de habilidade musical.

Palavras-chave : avaliação psicológica; raciocínio; inteligência fluida; processamento auditivo; aptidão musical.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )