Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia: teoria e prática
versão impressa ISSN 1516-3687
Resumo
CARVALHO, Paula Saraiva e ANTONIO, Cláudia Isabel. Sintomas psicopatológicos e vulnerabilidade ao estresse em uma amostra portuguesa de indivíduos com diabetes. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.20-32. ISSN 1516-3687. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n1p20-32.
A diabetes mellitus (DM) exige mudanças significativas no comportamento dos doentes, o que contribui para aumentar o risco de complicações ao nível do funcionamento psicopatológico. O principal objetivo deste estudo consistiu em caracterizar uma amostra de indivíduos com diagnóstico de DM e identificar as variáveis preditoras de sintomatologia psicopatológica e de vulnerabilidade ao estresse. A amostra foi composta por 63 indivíduos adultos com diagnóstico de DM. O protocolo de investigação foi um questionário sociodemográfico, o Brief Symptom Inventory (BSI) e o Questionário de Vulnerabilidade ao Stress- 23 QVS. Pertencer ao gênero feminino, não ter atividade laboral e ser mais velho revelaram-se preditores de sintomatologia psicopatológica. Não ter uma atividade laboral, não ser casado e ter menor escolaridade mostraram-se preditores de vulnerabilidade ao estresse. A identificação de fatores preditores é útil no desenvolvimento de programas que promovam a resistência individual ao estresse e à psicopatologia.
Palavras-chave : doença crônica; diabetes mellitus; sintomatologia psicopatológica; vulnerabilidade ao estresse; prevenção.