SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Efeito da terapia cognitivo-comportamental um ano após tratamento para adultos com transtorno depressivo maiorAtualizações em epidemiologia do autismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

ALMEIDA, Paola E. de M. et al. Estratégias metodológicas para avaliação e análise funcional do comportamento obsessivo-compulsivo. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp.386-404. ISSN 1516-3687.  https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n3p386-404.

O estudo teve por objetivo identificar variáveis controladoras de comportamentos obsessivo-compulsivos de um participante adulto, com base em três estratégias de avaliação. Na primeira, Avaliação Funcional Indireta, recuperaram-se registros de sessões de terapia frequentadas pelo participante, em que foram descritas condições favorecedoras dos comportamentos obsessivo-compulsivos. Na segunda, Avaliação Funcional Descritiva, observou-se o comportamento do participante em sessões nas quais se dispunham tarefas antes indicadas como desencadeantes do comportamento-problema. Na terceira, Análise Funcional Breve - Teste de Função Única, foram manipuladas condições de demanda e controle, a fim de examinar a hipótese funcional de que o comportamento-problema seria mantido por fuga/ esquiva de tarefas. Embora divergentes, os resultados das avalições permitiram descartar a hipótese de que o comportamento-alvo seria mantido pela retirada da tarefa. Discutem-se a pertinência da adoção de diferentes estratégias de avaliação no trabalho clínico e a fragilidade de intervenções unicamente orientadas por relatos verbais.

Palavras-chave : análise do comportamento; análise funcional; transtorno obsessivo-compulsivo (TOC); avaliação funcional indireta; avaliação funcional descritiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons