SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Avaliando linguagem receptiva via teste de vocabulário por imagens peabody: versão tradicional versus computadorizada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

PAIVA, Carla Alexandra  e  FIGUEIREDO, Bárbara. Versão Portuguesa das“escalas de táticas de conflicto revisadas”: estudo de validação. Psicol. teor. prat. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp.14-39. ISSN 1516-3687.

As escalas de Táticas de Conflito Revisadas (CTS2) destinam-se a avaliar o modo como os casais resolvem os seus conflitos, através de estratégias de negociação ou de abuso: (a) abuso físico sem seqüelas, (b) agressão psicológica, (c) abuso físico com seqüelas (d) coerção sexual. A versão portuguesa foi administrada a uma amostra de 551 estudantes universitários (332 do sexo feminino), 45 dos quais têm uma relação íntima entre si. Considera os 5 factores propostos pelos autores das escalas originais e apresenta valores de consistência interna compreendidos entre .78 e .50. As correlações entre os diferentes tipos de abuso e a desejabilidade social, história de socialização violenta, crime violento, domínio na relação, e ainda a concordância nos hetero-relatos de ambos elementos da díade, testemunham a validade das escala. Investigadores e técnicos da psicologia e áreas afins têm agora à sua disposição a versão portuguesa das CTS2 que tem demonstrado elevada aplicabilidade na determinação da presença de relações abusivas no seio da família, na avaliação da eficácia de programas de intervenção no contexto forense e em estudos de cariz epidemiológico.

Palavras-chave : Abuso físico; Coerção sexual; Agressão psicológica; Negociação; Conflito.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )