SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Ato infracional e metáfora paternaVínculos de amor que favorecem a autonomia do desejo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

OLIVEIRA, Fábio Porto de; XIMENES, Verônica Morais; COELHO, João Paulo Lopes  e  SILVA, Karla Saraiva da. Psicologia Comunitária e Educação Libertadora. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp.147-161. ISSN 1516-3687.

Este artigo tematiza articulações teórico-metodológicas entre a Psicologia Comunitária e a Educação Libertadora, discutindo também suas propostas socioideológicas e ético-políticas. Consiste em um desdobramento de uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Psicologia Comunitária (Nucom) da Universidade Federal do Ceará, cuja finalidade era contribuir com o desenvolvimento epistemológico do marco teórico-metodológico da Psicologia Comunitária. Para tanto, procedemos a uma revisão teórica, explorando, na trajetória de constituição da Educação Libertadora e da Psicologia Comunitária, o encontro entre ambas as teorias, especificamente no Estado do Ceará. Tal revisão se debruçou ainda sobre elementos teórico-metodológicos, identificando pontos de convergência e integração entre ambas as disciplinas, bem como os fundamentos socioideológicos que refletem sua visão de mundo. Assim, apontamos para uma significativa consistência epistemológica relativa à integração da Educação Libertadora no marco teórico da Psicologia Comunitária, conferindo coesão teórico-metodológica e coerência ético-política a essa práxis psicológica libertadora, a partir do eixo teoria-prática-compromisso social.

Palavras-chave : Psicologia comunitária; Educação; Epistemologia; Relação teoria-prática; Ética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )