Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia: teoria e prática
versão impressa ISSN 1516-3687
Resumo
ANDRADE, Alexsandro Luiz de; GARCIA, Agnaldo e CANO, Débora Staub. Preditores da satisfação global em relacionamentos românticos. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.3, pp.143-156. ISSN 1516-3687.
Esta pesquisa descreve os dados de um modelo de predição da satisfação global com relacionamento romântico com base em variáveis ligadas ao sentimento amoroso, ao relacionamento sexual e à satisfação com a vida. São apresentados também os dados de validade e fidedignidade de uma medida de satisfação sexual para a cultura brasileira. Participaram da pesquisa 344 pessoas, destas 195 (57%) eram do sexo masculino. A média de idade dos participantes foi de 29,1 anos (DP = 9,2 anos). A medida validada apresentou duas dimensões resultantes após a análise dos componentes principais e análise fatorial exploratória: satisfação sexual no relacionamento (SSR) e insatisfação sexual no relacionamento (ISR), com índices de confiabilidade de alfa de Cronbach de 0,89 e 0,86 respectivamente. Realizou-se uma análise de regressão múltipla para relacionar as dimensões das variáveis estudadas com uma medida de satisfação global no relacionamento. O modelo resultante explicou 50,9% da variância da satisfação com o relacionamento
Palavras-chave : Satisfação conjugal; Qualidade em relacionamentos românticos; Relações amorosas; Satisfação sexual; Relacionamento interpessoal.