SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Querer ficar, querer sair: a ambivalência da internação psiquiátricaConsciência morfológica: um panorama da produção científica em línguas alfabéticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

NAKANO, Tatiana de Cássia et al. Estilos de pensar e criar em universitários das áreas de humanas e sociais aplicadas: diferenças por gênero e curso. Psicol. teor. prat. [online]. 2010, vol.12, n.3, pp.120-134. ISSN 1516-3687.

A avaliação dos estilos de pensar e criar pode apresentar informações importantes sobre a preferência dos indivíduos e seu comportamento. O objetivo deste estudo foi avaliar os estilos de pensar e criar de universitários, de acordo com o curso de origem e gênero. A amostra foi composta por 439 estudantes (79 homens, 360 mulheres) dos cursos de Administração e Psicologia, com idades entre 18 e 55 anos. A escala "estilos de pensar e criar" de Wechsler foi administrada coletivamente, e os resultados da análise da variância indicaram que as variáveis gênero e curso não tiveram influência significativa nos estilos, mas somente a interação destas em relação ao estilo relacional-divergente. Os dados apontam a necessidade de mais estudos sobre os estilos de pensar e criar, envolvendo estudantes de outros cursos, para obtenção de conhecimento a respeito das preferências cognitivas e comportamentais dos universitários brasileiros.

Palavras-chave : Cognição; Criatividade; Estudantes universitários; Traços de personalidade; Pensamento divergente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )