SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3A relação ator-palco-plateia: um estudo da aprendizagem do devir-consciente no teatro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

OUROFINO, Vanessa Terezinha Alves Tentes  e  FLEITH, Denise Souza. A condição underachievement em superdotação: definição e características. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.206-222. ISSN 1516-3687.

A baixa performance acadêmica em indivíduos superdotados constitui um fenômeno complexo observado e relatado por professores, especialistas e pesquisadores da área há mais de três décadas, muito embora não se tenha uma definição consensual que agregue os vários elementos que compõem essa realidade aparentemente antagônica. A definição de baixa performance, underachievement em inglês, enfatiza a discrepância entre o potencial revelado (habilidade) e a performance (realização), particularmente no contexto escolar. É objetivo central deste artigo a apresentação de contribuições teóricas e empíricas que fundamentam o estudo do fenômeno da superdotação na perspectiva das populações especiais, nomeadamente a de superdotados underachievers. Destacam-se alguns elementos relacionados à definição de superdotação, e características de superdotados, estudantes da educação básica, são elencadas. Em seguida, apresentam-se definições de underachievement e características do superdotado underachiever, bem como delineiam-se alguns fatores associados a essa condição.

Palavras-chave : desenvolvimento humano; rendimento escolar; superdotação; altas habilidades; desempenho acadêmico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )