SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Situação-limite na educação infantil: contradições e possibilidades de intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

RAMOS, Deborah Dornellas  e  SALOMAO, Nádia Maria Ribeiro. Desenvolvimento infantil: concepções e práticas de educadoras em creches públicas. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp.200-213. ISSN 1516-3687.

Partindo do pressuposto de que o sistema de crenças sobre o desenvolvimento infantil é elaborado mediante o contexto histórico-cultural e repercute sobre as interações adulto-criança, o presente estudo investigou as concepções de educadoras em creches públicas sobre o desenvolvimento infantil e sua promoção, considerando a realidade de trabalho e a relação família-creche. Em entrevista com seis educadoras, abordaram-se os seguintes aspectos: rotina de trabalho, desenvolvimento das crianças e relação família-creche. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo temática. De modo geral, as educadoras avaliaram positivamente o desenvolvimento das crianças. Contudo, aspectos negativos, como agressividade e agitação, também foram relatados. Observou-se que os conflitos entre cuidar e educar se mostraram presentes nas rotinas das creches, repercutindo, sobretudo, nas relações estabelecidas com as famílias e nas interações educadora-criança. Salienta-se a necessidade de compreender esses dados mediante as particularidades do contexto específico em que emergiram.

Palavras-chave : concepção; desenvolvimento infantil; educadores; creches; prática profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )