SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Pesquisa em representações sociais no Brasil: cartografia dos grupos registrados no CNPqBrincar e problemas de comportamento de crianças com câncer de classes hospitalares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

RODRIGUES, Rosângela Rocio Jarros. Construção da identidade discursiva de estagiários na área de psicologia do trabalho. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp.115-126. ISSN 1516-3687.

A construção da identidade do psicólogo pode ser compreendida por meio de diferentes propostas de análise. Esta pesquisa inscreve-se na filiação da análise de discurso da linha francesa fundada por Michel Pêcheux. O objetivo é analisar o processo de construção da identidade discursiva do graduando na área de psicologia do trabalho, um campo de atividade de forças ideológicas conflituosas. O método é qualitativo e constitui um estudo de caso, a partir dos dados obtidos por meio de 14 excertos extraídos da seção da fundamentação teórica de relatórios finais do estágio. Os resultados revelam duas formações discursivas dominantes que emergem a partir do discurso do outro: manutenção e transformação. Ambas são projetadas como discursos em confronto para um lugar, o da organização privada. Conclui-se que a identidade discursiva é construída por meio do jogo de aproximação e distanciamento da formação discursiva da transformação.

Palavras-chave : psicologia do trabalho; identidade; trabalho; análise de discurso; estágio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )