SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Dificuldades de maternagem em um grupo de mães de crianças agressivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.17 no.1 São Paulo abr. 2015

 

Editorial

 

Prezados leitores,

A revista Psicologia: Teoria e Prática difunde mais um volume de sua produção, no qual apresenta artigos nas cinco seções da publicação com diversidade de temas, abordagens teóricas e expressões de pesquisa das diferentes regiões do Brasil e também de Portugal.

Na seção “Psicologia clínica” há dois artigos originais: um estudo sobre a compreensão psicossocial da depressão pós-parto e um trabalho que trata das dificuldades de maternagem em um grupo de mães de crianças agressivas. Além desses, a seção apresenta um estudo de caso clínico sobre conjugalidade e expectativas em relação à parentalidade em casais homossexuais.

A seção de “Psicologia social” apresenta dois artigos oriundos de estudos originais. Um deles descreve e aborda o seguinte tema: sentidos e arte: pesquisa-facilitação com um grupo de arte. O outro aborda aspectos relacionados ao adoecimento e sofrimento de professores universitários e às dimensões afetivas e ético-políticas que envolvem esses profissionais.

Na seção “Desenvolvimento humano” são publicados três artigos originais. O primeiro é um estudo exploratório realizado com um grupo de dança inclusiva, que discute o tema da educação parental. As autoras desse artigo são filiadas a dois centros portugueses: Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (Braga) e Centro de Competências de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira (Funchal). O segundo trata de associações entre gênero, impacto, intolerância materna e problemas de comportamento em casos de enurese noturna, e o terceiro expõe a visão dos acompanhantes de crianças sobre brinquedoteca hospitalar.

Os dois artigos originais da seção “Avaliação psicológica” discorrem sobre a relação entre impulsividade e comportamento tático de jogadores de futebol Sub-11 e sobre o desempenho de escolares em atenção e funções executivas no Nepsy e inteligência.

Por último, na seção “Psicologia e educação”, apresentam-se dois artigos originais que abordam a relação entre inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral e estresse dos cuidadores e as características das relações entre universitários e seus pares na adaptação acadêmica.

Assim, a revista Psicologia: Teoria e Prática cumpre o papel de veículo de divulgação científica na área da psicologia e interfaces com outras áreas do conhecimento, trazendo à comunidade acadêmica e profissional uma oportunidade para contemplar temas relevantes para nossa atuação científica e profissional.

Boa leitura!

 

Luiz Renato Rodrigues Carreiro

Editor acadêmico

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons