Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia: teoria e prática
versão impressa ISSN 1516-3687
Psicol. teor. prat. vol.17 no.3 São Paulo dez. 2015
Editorial
Prezados leitores,
Esta edição da revista Psicologia: Teoria e Prática traz artigos em todas as suas seções e que expressam produções relevantes de autores em diferentes regiões do país: Bahia, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e do Distrito Federal.
Apresentam-se artigos originais derivados de estudos empíricos, além de artigos teóricos e de estudos de caso.
A seção “Psicologia clínica” apresenta um estudo de caso sobre terapia de aceitação e compromisso, e um artigo original que aborda o suporte familiar ao idoso com comprometimento da funcionalidade.
Dois artigos originais compõem a seção “Psicologia social”. O primeiro trata das representações sociais de família no contexto do acolhimento institucional, e o segundo versa sobre os padrões de consumo de álcool e drogas em jovens torcedores de futebol.
Na seção “Desenvolvimento humano” há dois artigos originais e um artigo teórico. O primeiro descreve o impacto familiar nas diferentes fases da leucemia infantil, o segundo discute o tema “falsa memória e autismo: qual a extensão dos déficits semânticos?” e o terceiro expõe um estudo observacional da comunicação criança-acompanhante-pediatra em diferentes níveis de assistência.
Na seção “Avaliação psicológica”, quatro artigos abordam diferentes procedimentos na temática da avaliação. O primeiro apresenta a tradução para o português do Brasil e adaptação cultural do instrumento Sensory Profile, o segundo discute a coerência local em crianças de 10 a 13 anos de idade. O terceiro artigo dessa seção descreve estudo de validade de construto da escala de amor apaixonado e o quarto descreve a revisão da dimensão agressividade do inventário dimensional clínico da personalidade.
Finalizando esta edição, a seção “Psicologia e educação” traz três artigos. O primeiro aborda aspectos relacionados à compreensão do aluno no papel de testemunha ante o bullying na escola. O segundo apresenta um estudo original sobre aspectos cognitivo-linguísticos, educacionais e funcionais na avaliação de alunos com síndrome de Down e o último trata de um estudo exploratório sobre as concepções e estratégias de intervenção de professores em face do bullying escolar.
Com a certeza de oferecer aos nossos leitores artigos produzidos com cuidado teórico e metodológico, e grande diversidade de temas e abordagens nos diferentes campos de estudo da psicologia e de áreas correlatas, desejamos a todos uma boa leitura.
Luiz Renato Rodrigues Carreiro
Editor acadêmico