Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia: teoria e prática
versão impressa ISSN 1516-3687
Resumo
PAULA, Cristiane Silvestre; BELISASIO FILHO, José Ferreira e TEIXEIRA, Maria Cristina Triguero Veloz. Estudantes de psicologia concluem a graduação com uma boa formação em autismo?. Psicol. teor. prat. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.206-221. ISSN 1516-3687.
Considerando a importância do psicólogo na identificação/assistência a pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA), o principal objetivo deste estudo foi descrever o nível de conhecimento sobre TEA de estudantes de psicologia. Estudo do tipo seccional com 85 alunos do último ano de cursos de psicologia de cinco universidades públicas e particulares de São Paulo. Os sujeitos responderam a um questionário com 11 questões de múltipla escolha, sendo os principais resultados: 1. bom conhecimento na amostra geral quanto aos aspectos clínico‑interventivos, mas insuficiente conhecimento em epidemiologia e etiologia; desempenho discretamente superior; 2. na temática clínico‑interventiva (média 3,2 x 2,5; p = 0,01) dos estudantes de universidades particulares; e 3. na temática epidemiologia (média 3,4 x 2,3; p = 0,01), entre alunos que haviam realizado Iniciação Científica. Esta pesquisa alerta para a necessidade de atualização permanente das propostas curriculares dos cursos de Psicologia para preparar adequadamente os futuros profissionais para adequado cuidado das pessoas com TEA.
Palavras-chave : transtorno autístico; conhecimento; estudantes de psicologia; capacitação de recursos humanos em saúde; treinamento.