SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3O Coping medeia a relação entre ansiedade competitiva e transtornos alimentares em atletas? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa de  e  GOMES, Gabriel Vitor A.. Comparação de indicadores patológicos e saudáveis do zulliger com administração R-otimizado. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp.37-54. ISSN 1516-3687.  https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n3p37-54.

No teste de Zulliger, tradicionalmente não há controle na quantidade de respostas, mas um número baixo de respostas influencia a interpretação das variáveis. Tomando como modelo a administração R-otimizado do Rorschach Performance Assessment System, fez-se uma adaptação para controlar o número de respostas dadas no Zulliger. Objetivou-se verificar a existência de diferenças em algumas variáveis patológicas e saudáveis em um grupo de pacientes (diversas psicopatologias) e não pacientes com uma faixa otimizada de respostas no Zulliger. Participaram 112 pessoas, divididas igualmente: grupo 1 de pacientes com diagnóstico psicopatológico (82,1% feminino; M = 39,34 anos; DP = 13,81) e grupo 2 de pessoas sem diagnóstico (60,7% feminino; M = 31,30 anos; DP = 9,37). Os resultados indicaram diferenças estatisticamente significativas (p < 0,05) entre os grupos em sete variáveis, com efeitos variando de magnitude moderada a forte. Concluiu-se que, com a faixa oti-mizada de respostas, as variáveis do Zulliger foram capazes de diferenciar os grupos, e XA% e WDA% foram os principais achados do estudo.

Palavras-chave : medidas projetivas da personalidade; psicopatologia; avaliação psicológica; psicometria; análise estatística.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons