SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Criando uma medida verdadeira para o Enem: uma análise pelo modelo raschInvestigação das propriedades psicométricas de um instrumento de avaliação de indicadores de resiliência infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SANTOS, Mônica B. dos; MACHADO, Wagner de L.; HEINEN, Marina  e  OLIVEIRA, Margareth da S.. Evidências de validade do inventário de evitação de Young-Rygh (YRAI) para a população do Rio Grande do Sul. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp.01-22. ISSN 1516-3687.  https://doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPPE13366.

RESUMO Este estudo examina a estrutura fatorial, consistência interna e a validade convergente do Inventário de Evitação de Young-Rygh (YRAI). Participaram 504 adultos do estado do Rio Grande do Sul, com média de idade de 34,2 anos (DP = 12,9), que preencheram o Questionário de Esquemas de Young (YSQ-S3), a Escala de Avaliação dos Sintomas (SCL-90-R) e o YRAI, através de uma plataforma online. Realizaram-se a análise fatorial exploratória para verificar a distribuição dos itens em fatores comuns e a análise convergente com correlação não paramétrica de Spearman para verificar associações com sintomas psicopatológicos (SCL-90-R) e esquemas (YSQ-S3). Três fatores foram interpretados: Somatização e Busca por Estimulação (α = 0,84), Evitação Cognitiva (α = 0,78) e Retraimento Emocional (α = 0,62), com valor de ômega entre 0,75 e 0,87. Concluiu-se que a versão brasileira do YRAI possui propriedades psicométricas adequadas, sendo válida para a população em questão. Além disso, a interpretação da validade de constructo mostrou-se condizente com a teoria.

Palavras-chave : inventário de evitação; evidências de validade; estilos de enfrentamento; terapia do esquema; psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons