SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número139A empresa-mãe protetora (re)vela uma dimensão perversaUma experiência terapêutica pré-cirúrgica: o uso do desenho como mediador lúdico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

PICADO, Luis; PINTO, Alexandra Marques  e  SILVA, Adelina Lopes da. O papel dos esquemas precoces mal adaptativos na explicação do burnout e do engagement. Bol. psicol [online]. 2013, vol.63, n.139, pp.147-158. ISSN 0006-5943.

O objetivo deste trabalho foi explorar o papel dos esquemas precoces mal adaptativos (EPMA) na relação entre o estresse e o burnout e entre o estresse e o engagement profissional. A amostra foi composta por 400 sujeitos, nos quais foram aplicados os seguintes instrumentos: Maslach Burnout Inventory, o Student Engagement Inventory, o Questionário de Ansiedade (STAI) e o Questionário de Esquemas. Os resultados confirmaram que os EPMA de dependência funcional / incompetência e de modelos de falta de compaixão funcionaram como mediadores da relação entre o estresse e o burnout, de modo que quanto mais altos os valores nestes esquemas, mais elevados são os níveis de estresse e os valores da exaustão emocional e do cinismo. O esquema de dependência funcional / incompetência funciona como mediador nas relações entre o estresse e o engagement, de modo que quanto mais baixos os valores deste esquema, mais baixos são os níveis de estresse e maiores os valores da dedicação e vigor.

Palavras-chave : Estresse; burnout; engagement; esquemas mal adaptativos precoces.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )