SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Papel de las claves contextuales en la ocurrencia del fenómeno de aprendizaje estado-dependienteO leitor e o texto: desenvolvendo a compreensão de textos na sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

ANDRADE, Maria Waleska Camboim Lopes de; CAMINO, Cleonice  e  DIAS, Maria da Graça Bompastor Borges. O desenvolvimento de valores humanos dos cinco aos 14 anos de idade: um estudo exploratório. Interam. j. psychol. [online]. 2008, vol.42, n.1, pp.19-27. ISSN 0034-9690.

Pesquisas nas ciências sociais e humanas têm notificado a existência de valores, culturais e individuais. Como tais valores surgem no curso do desenvolvimento mental das pessoas? Na presente pesquisa, observou-se o desenvolvimento de quatro valores: Obediência; Cooperação; Responsabilidade e Criatividade, tomando como base para análise o referencial teórico de Jean Piaget. Três etapas do desenvolvimento foram enfocadas: a primeira e a segunda infância e o início da adolescência. Pediu-se a 116 crianças e adolescentes nas idades de 5 a 8; 9 a 11 e 12 a 14 anos, de ambos os sexos, estudantes de três escolas particulares da cidade de João Pessoa, Paraíba, para que apresentassem uma definição de cada valor. Suas respostas foram analisadas procurando-se encontrar características específicas da formação dos valores mencionados, em cada uma das etapas. Dentre essas características, a descentração ocupou um lugar de destaque. Assim, as respostas foram categorizadas considerando-se os níveis de descentração - do mais baixo para o mais alto -, na seguinte ordem: Indefinido, Intrapessoal, Interpessoal e Impessoal. Os resultados indicaram que ocorriam diferenças significativas, entre três faixas etárias, na forma como as crianças e adolescentes definiam os valores. As crianças com menos de 9 anos apresentaram para todos os valores definições da categoria Intrapessoal. Já aquelas entre 9 e 11 anos de idade alternaram suas respostas entre as categorias Intrapessoal, Interpessoal e Impessoal e os adolescentes dificilmente se valeram de definições relativas à categoria Intrapessoal. Assim, de uma forma geral, pode-se concluir que o desenvolvimento dos valores acompanha a descentração.

Palavras-chave : Valores; Escentração; Desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )