SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3A seleção dos imigrantes e a liga brasileira de hygiene mental (1914-1945)Co-construyendo historias: a la búsqueda de hechos luminosos en los relatos familiares sobre el consumo de drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

BORGES, Jeane Lessinger  e  DELLAGLIO, Débora Dalbosco. Abuso sexual infantil: indicadores de risco e conseqüências no desenvolvimento de crianças. Interam. j. psychol. [online]. 2008, vol.42, n.3, pp.528-536. ISSN 0034-9690.

Este estudo investigou as características do contexto do abuso sexual infantil (ASI) e da revelação, as conseqüências no desenvolvimento das crianças e a presença de indicadores de risco nas famílias. Participaram 16 meninas vítimas de ASI, entre sete e 13 anos, e suas mães. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e foi aplicada a versão brasileira da Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School Aged-Children (K-SADS). Foi observada a presença de indicadores de risco nas famílias (intergeracionalidade, doença mental dos pais e uso de álcool e drogas) e de uma variedade de sintomas emocionais e comportamentais nas meninas, incluindo o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Conclui-se que o ASI está associado a severas conseqüências no desenvolvimento, necessitando intervenção psicológica às vítimas e suas famílias.

Palavras-chave : Abuso sexual infantil; Indicadores de risco; Sintomas; TEPT.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )