SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Rupturas, experiências de choque e o elogio a crua e nua realidade: prenúncios do trauma no fenômeno das BodymodificationsCatarina de Sena: a anorexia e suas manifestações de ato índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

SEGAL, Isis Fraga  e  BARROS, Rita Maria Manso de. Devastação e gozo na ópera Erwartung opus 17,de Schoenberg. Tempo psicanal. [online]. 2014, vol.46, n.1, pp.114-133. ISSN 0101-4838.

As "loucuras de amor" femininas sempre apareceram na história, na mitologia, na literatura, na música, bem como na psicanálise, como uma questão que leva escritores, poetas, músicos, historiadores e psicanalistas a produzir trabalhos. Embora muito já se tenha investigado e escrito sobre o tema, ele permanece comparecendo na clínica e fazendo questão, em casos de maior ou menor gravidade, mas sempre ligado a uma satisfação paradoxal que ultrapassa os limites do prazer, convocando o analista à reflexão, a fim de fazer avançar as análises desses sujeitos. Neste artigo, a partir dos conceitos de devastação e gozo na obra de Lacan, convidamos o leitor a pensar a ligação do amor-paixão feminino com o gozo sem medida, por vezes mortífero, que devasta a mulher, tomando como referência a ópera Erwartung, Opus 17, de Arnold Schoenberg.

Palavras-chave : gozo; feminino; Devastação; Schoenberg.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )