SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número2Marcas do infantil na adolescência: automutilação como atualização de traumas precocesTrauma, cultura e criação: Ferenczi com Christoph Türcke índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

PIRES, António Pazo. Psicoterapia psicanalítica focada nas emoções. Tempo psicanal. [online]. 2016, vol.48, n.2, pp.114-134. ISSN 0101-4838.

Este texto debruça-se sobre uma nova forma de fazer psicoterapia psicanalítica e psicanálise. A exploração das emoções como meio de mudança. Relato uma alteração na minha prática clínica em que a emoção passou a ser o foco da atenção. Uso um maior equilíbrio entre guiar e seguir o paciente, uma atenção aos marcadores e uso das intervenções para cada um desses marcadores como o desdobrar sistemático de uma evocação, focalização, ou o diálogo da cadeira vazia. São abordadas algumas dificuldades de integrar uma exploração mais eficaz da emoção num modelo psicanalítico praticado há muitos anos. Pequenas vinhetas clínicas ilustram a forma de explorar as emoções.

Palavras-chave : integração; psicanálise; terapia focada nas emoções; desdobrar sistemático de uma evocação; focalização; diálogo da cadeira vazia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons