Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Jornal de Psicanálise
versão impressa ISSN 0103-5835
Resumo
VANNUCCHI, Ana Maria Stucchi. Masculino e feminino: vicissitudes e mistérios. J. psicanal. [online]. 2009, vol.42, n.77, pp.65-88. ISSN 0103-5835.
Este trabalho teórico clínico acompanha o percurso psicanalítico de dois jovens rapazes às voltas com a constituição de sua identidade sexual. Procura desenvolver a idéia de que o acesso à masculinidade é difícil e penoso, diferentemente do que pensava Freud. Dialoga com as idéias de Freud (castração, inveja do pênis), Klein (inveja do seio e da capacidade de procriar), Ferrari (masculinidade e feminilidade de base), Winnicott (integração entre masculino e feminino intra psiquicos e criatividade), Stoller (ansiedade de simbiose, virilidade insegura), Breen (pênis como elo de ligação), Meltzer (identificação introjetiva com a dupla parental amorosa), Bion(continente/contido), e Bleichmar (introjeção do pênis paterno), procurando articulá-las com vários fragmentos clínicos. O trabalho propõe que a masculinidade pode ser vivida como uma conquista árdua, especialmente quando temos por base uma "virilidade insegura",caracterizada pela falta de integração entre masculino e feminino intrapsíquicos, tal como expressam os casos clínicos apresentados.
Palavras-chave : Masculinidade feroz; Virilidade insegura; Incorporação do pênis paterno; Pênis como elemento de ligação; Experiências homossexuais.