SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número82Uma aproximação da crítica literária à psicanálise na leitura de O filho eterno, de Cristóvão Tezza: relações entre leitor, narrador e personagemA questão da autoria: o impensado das obras de pensamento - arte, narrativa clínica e teoria psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

ADORNO, Sérgio. O autor nos escritos de Foucault: entre o discurso e a morte. J. psicanal. [online]. 2012, vol.45, n.82, pp.113-128. ISSN 0103-5835.

Este ensaio procura seguir os argumentos de Foucault na tese da morte do autor, resultado da crítica do sujeito moderno que funda a filosofia foucaultiana. O caminho tomado pelo estudo dá foco a questões derivadas da arqueologia do saber, especialmente a crítica radical da tradição kantiana do sujeito de conhecimento. Em um segundo momento, o texto acompanha os argumentos que levam Foucault a decretar a morte do autor, concluindo que o sujeito conhecedor e criador é mais um produto de práticas discursivas do que de uma presumida unidade transcendental da razão.

Palavras-chave : Arqueologia; Discurso; Sujeito; História; Verdade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )