SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número82A questão da autoria: o impensado das obras de pensamento - arte, narrativa clínica e teoria psicanalíticaDas Unheimliche no corpo: reflexões a partir da crise pseudoepiléptica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

URRIBARRI, Fernando. André Green: o pai na teoria e na clínica contemporânea. J. psicanal. [online]. 2012, vol.45, n.82, pp.143-159. ISSN 0103-5835.

Este texto corresponde à conferência de abertura do colóquio em homenagem a André Green, “O pai na psicanálise contemporânea”, por ocasião da comemoração dos seus oitenta anos. Propõe uma visão panorâmica da obra deste autor, seguindo o fio temático da questão do pai, do Édipo e da terceiridade na teoria e clínica psicanalíticas. Procura historicizar seu pensamento situando-o em relação a J. Lacan e ao movimento pós-lacaniano, finalizando com a elaboração de um novo modelo psicanalítico contemporâneo, contextualizando, assim, suas idéias mais originais. Destacam-se, nesta trajetória, seus estudos sobre as mudanças ocorridas na clínica psicanalítica das estruturas não-neuróticas (complexo da mãe-morta, posição fóbica central), e as suas idéias sobre a terceiridade, a triangularidade aberta com um terceiro substituível e a bi-triangularidade.

Palavras-chave : Pai; Édipo; Simbolização; Terceiridade; Trabalho do negativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )