SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número121Repercussões sociais/culturais e psíquicas da linguagem escrita na aprendizagem do sujeitoAlteração do estado emocional de professores da educação básica brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

EVARISTO, Debora Cristina da Silva; QUEIROGA, Bianca Arruda Manchester de  e  CAPELLINI, Simone Aparecida. Impactos do isolamento social no desenvolvimento de pré-escolares. Rev. psicopedag. [online]. 2023, vol.40, n.121, pp.17-27. ISSN 0103-8486.  https://doi.org/10.51207/2179-4057.20230002.

Uma das principais estratégias utilizadas para conter a progressão da pandemia da COVID-19 foi o isolamento social. As escolas precisaram se adequar a um novo formato de funcionamento, buscando ofertar ensino remoto por meio de atividades e ferramentas novas. Professores e familiares precisaram se adaptar a essas novas condições, mesmo sem uma preparação prévia e com muitas dificuldades. Destaca-se que a Educação Infantil foi particularmente afetada pelas mudanças, por ser um período em que as vivências lúdicas e interações sociais são muito importantes. O objetivo desta pesquisa foi investigar a percepção de pais e professores sobre o impacto do isolamento social no desenvolvimento de pré-escolares. Foram realizadas entrevistas com 5 pais e 5 professores, de forma remota; as informações foram transcritas, categorizadas e interpretadas, seguindo a técnica da análise de conteúdo na modalidade temática. Do discurso das entrevistadas foi possível extrair as seguintes categorias: 1. Dificuldades de adaptação ao ensino remoto; 2. Atrasos no desenvolvimento da linguagem e aprendizagem das crianças; 3. Importância da relação entre a família e a escola. Conclui-se que pais e professores enfrentaram grandes dificuldades e perceberam atrasos importantes em habilidades como atenção, concentração, reconhecimento de letras e números, em função das medidas de isolamento social. Destaca-se que, de acordo com os relatos, a parceria entre a família e a escola foi imprescindível neste momento.

Palavras-chave : COVID-19; Isolamento Social; Educação Infantil; Desenvolvimento Cognitivo; Desenvolvimento da Linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons