Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Journal of Human Growth and Development
versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598
Resumo
PEREIRA, Ondina P. e ALMEIDA, Tânia M. C.de. Saúde e poder: um estudo sobre os discursos hegemônicos e subalternos em contextos multiculturais. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.2, pp.91-98. ISSN 0104-1282.
A dificuldade de comunicação entre profissionais de saúde e as comunidades populares é notória e se expressa principalmente na ineficácia dos tratamentos tal como os prescreve a medicina oficial, assim como no descontentamento, por parte dos usuários, com os seus resultados. Este artigo refletir sobre tal situação, colocando em relevo a importância ética da escuta, pelos profissionais da saúde, dos discursos e saberes extra-científicos sobre a doença e a saúde afirmados por tais comunidades. A escuta mais sensível poderá dar visibilidade aos elementos que impedem a comunicação efetiva, proporcionando a restituição da reciprocidade comunicativa, o que significa a recusa e a transformação das relações de subalternidade aí estabelecidas.
Palavras-chave : Saúde; Ética; Religião; Discurso médico e subalternidade; Health; Ethical; Religion; Medical speech and subalternity.