Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Journal of Human Growth and Development
versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598
Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. v.18 n.3 São Paulo dez. 2008
EDITORIAL EDITORIAL
Chegamos à maioridade! Aqui está o 3º fascículo do décimo oitavo volume da Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. São exatamente dezoito anos de vida de uma idéia bem sucedida.
Agora parece fácil, mas não fosse o envolvimento pessoal dos inúmeros colaboradores que passaram pelo Centro de Estudos do Crescimento e Desenvolvimento do Ser Humano, que ao longo destes 18 anos se empenharam em manter a Revista viva e, sobretudo, fazê-la crescer, este editorial hoje não seria possível. Nossos reconhecimentos a todos.
Nesta trajetória devem ser lembrados também os incontáveis autores e pesquisadores que acreditando na revista a valorizaram, nela publicando suas importantes contribuições científicas.
O objetivo de um periódico científico é o de transformar-se num instrumento privilegiado de comunicação entre os profissionais e, principalmente, os pesquisadores de uma determinada área do conhecimento. Obviamente nossa revista, por sua temática central, o crescimento e o desenvolvimento humano, abarca diferentes áreas do conhecimento, o que lhe confere já na origem um inquestionável caráter multidisciplinar.
Este talvez tenha sido um dos seus objetivos primordiais, privilegiado ao longo de toda a sua existência, e que continuará sendo um compromisso inarredável desta e de futuras gestões do Centro de Estudos.
Aliás, mais uma vez, este fascículo é o retrato desta multi, inter e transdisciplinaridade, que neste número chega a ultrapassar os limites estritos do período de Crescimento e Desenvolvimento, para se estender inclusive até a idade adulta. Entretanto, cada vez mais frequentemente tem sido descritas as inter-relações desta época da vida com o que se denomina maturidade. A teoria de Barker é um exemplo que situa no processo de Crescimento e Desenvolvimento intra-útero determinantes capazes de afetar a saúde e a vida de jovens e adultos. Aliás, esta dependência, entre as partes de um todo, é por demais óbvia, apesar de ser esquecida com alguma frequência. Um dos papéis que cabem à Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano é a de preservar, no estudo das partes, o todo.
Por este motivo temos a certeza de que continuaremos contando com vocês pesquisadores, pensadores e profissionais, que fazem deste objetivo um objetivo comum. As contribuições científicas que vocês nos enviam fazem com que mantenhamos nossa disposição e nosso empenho vivos, de modo a preservar sempre aberto e coerente este espaço privilegiado de comunicação científica, e o que hoje também é bastante importante, mantendo a revista nos melhores níveis indexação junto com os demais periódicos de maior qualificação científica.
Muito obrigado a todos que colaboraram e, assim, hoje compartilham com a revista essa sensação de estar atingindo a maturidade, sempre lembrando que o processo continua.
Uma boa leitura e aproveitem.
Claudio Leone
Em tempo: LEMBREM-SE. NOSSO CONGRESSO VEM AÍ. PARTICIPEM!