SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Deficiência de ferro e desenvolvimento cognitivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

MOTA, Ana Carolina Wolff; CRUZ, Roberto Moraes  e  VIEIRA, Mauro Luis. Desenvolvimento e adaptabilidade de pessoas com transtorno autista na perspectiva evolucionista. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2011, vol.21, n.2, pp.374-386. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: pessoas com autismo apresentam comprometimento em áreas importantes do desenvolvimento, como a interação social recíproca, as habilidades de comunicação e a capacidade imaginativa. OBJETIVO: o objetivo principal do artigo é apresentar uma atualização sobre o transtorno autista a partir da perspectiva evolucionista. MÉTODO: as fontes de pesquisa foram livros e artigos científicos atuais que envolvem temáticas sobre o desenvolvimento de pessoas com transtorno autista e teoria evolucionista. As fontes on-line privilegiadas para a pesquisa foram: Scielo, Sagepub e BVSPsi, em especial as publicações a partir do ano 2000. O portal virtual Google Acadêmico foi utilizado como meio de busca de artigos específicos, como aqueles indicados entre as referências de outros artigos. DISCUSSÃO: por meio da apresentação argumentativa de uma ampla revisão da literatura (principalmente internacional e atual) procura-se demonstrar que explicações a respeito da presença dos comportamentos atípicos em função do pertencimento à espécie humana nos permitem ter uma visão mais global do fenômeno (levando em consideração aspectos gerais do desenvolvimento e do autismo). Por sua vez, considerar a história que cada um experiencia durante o desenvolvimento nos permite identificar como cada pessoa atualiza o potencial que foi moldado ao longo da evolução humana. CONCLUSÃO: o transtorno autista pode ser mais bem compreendido ser for levado em consideração aspectos da filogênese (valor de sobrevivência para espécie) e ontogênese (história de cada indivíduo). Nesse sentido, essa concepção nos permite ter uma compreensão mais holística e complexa do autismo e de sua relação com o desenvolvimento humano.

Palavras-chave : adaptabilidade; autismo; desenvolvimento; perspectiva evolucionista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons