SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Conhecimentos de gestantes sobre o desenvolvimento pré-natal: subsídios para educação em saúdePercepção do peso corporal e fatores associados em estudantes do Espírito Santo, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

NASCIMENTO, Viviane Gabriela et al. Pré-escolares e excesso de peso: impacto de uma intervenção de baixa complexidade em creches públicas. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp.290-295. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: obesidade infantil é importante problema de saúde pública, afetando inclusive crianças muito precocemente. OBJETIVO: avaliar o impacto de uma intervenção alimentar e de atividade física relativamente simples no estado nutricional de pré-escolares. MÉTODO: estudo de intervenção em creches públicas visando as crianças de 2 a 4 anos incompletos de idade, no Estado de São Paulo. A amostra foi de 9 creches abarcando 578 crianças, sendo 264 crianças no grupo intervenção (GI) e 314 no grupo comparação (GC). A intervenção foi voltada para modificações na alimentação e na atividade física, evitando sobrecarregar a rotina das creches, com duração de um ano. Considerou-se um escore z de IMC > 1 (zIMC) e 2 como risco de sobrepeso, e zIMC > 2 como excesso de peso (sobrepeso e obesidade). A análise foi por cálculos de frequências, comparações de proporções pelo χ2, comparações de médias pelo t de Student e cálculo dos coeficientes de correlação de Pearson. RESULTADOS: o GI mostrou correlação inversa entre o zIMC inicial das crianças e a diferença deste com o zIMC ao final da intervenção (rP= -0,39; p<0,0001). A média das diferenças do zIMC das crianças com excesso de peso do GI entre o início e o final do período de estudo foi negativa (-0,46 escore z), indicando redução de peso, enquanto nas crianças do GC foi positiva (+0,17 escore z), (p = 0,0037). CONCLUSÃO: intervenção na alimentação e nas atividades físicas de pré-escolares com excesso de peso em creches pode ter impacto favorável na evolução de seu estado nutricional.

Palavras-chave : intervenção; obesidade; excesso de peso; pré-escolar; criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )