SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Estereofotografia de moirè: uma alternativa para avaliação da escoliose na saúde de escolaresLesões desportivas e seus fatores de risco em adolescentes praticantes de natação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

CABRERA, Thays Fernanda Castilho et al. Análise da prevalência de sobrepeso e obesidade e do nível de atividade física em crianças e adolescentes de uma cidade do sudoeste de São Paulo. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.1, pp.67-72. ISSN 0104-1282.

Este estudo teve como objetivo verificar a prevalência de sobrepeso, obesidade e o nível de atividade física segundo o sexo de crianças e adolescentes de escolas públicas da cidade de Nantes, São Paulo, Brasil. A amostra foi composta de 170 crianças e 232 adolescentes com a idade média de 8,04±1,31 e 13,2±1,83 anos, respectivamente, de ambos os sexos e frequentadores de duas escolas. Foram coletadas as medidas antropométricas: Índice de massa corpórea pela idade (IMC/idade) e circunferência abdominal. O IMC/idade foi classificado de acordo com o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) (2007) e um questionário modificado e adaptado sugerido por Silva (2009) foi utilizado para analisar o nível de atividade física. O teste t não pareado foi realizado e os valores de p<0,05 foram considerados significativos. A prevalência de 30,59% dos indivíduos com sobrepeso ou obesidade, foi verificada sendo a maioria desta adolescente. Também foi encontrada maior média e com diferença significativa do valor da circunferência abdominal no sexo feminino no grupo das crianças. Foi observado que 62,68% da amostra são inativos ou inadequadamente ativos e que a maioria desses era do sexo feminino. Estes fatos demonstram considerável risco que estes indivíduos podem apresentar de complicações cardiovasculares e musculoesqueléticas no decorrer da vida. A importância da realização precoce de programas educacionais e nutricionais na escola deve ser enfatizada para prevenção e tratamento destes indivíduos com excesso de peso e baixo nível de atividade física.

Palavras-chave : prevalência; obesidade; sobrepeso; criança; adolescente; exercício.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )