Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Brasileira de Psicodrama
versão On-line ISSN 2318-0498
Rev. bras. psicodrama vol.21 no.2 São Paulo 2013
RELATÓRIO ANUAL
Relatório Anual do Editor, 2013
Em 2013, a Revista Brasileira de Psicodrama completou 21 volumes publicados, com dois números semestrais, relativos a mais de 20 anos de existência.
Quanto aos artigos submetidos à publicação, em um total de 40, o Conselho Editorial aprovou 29, o que representa 72,5% do total. Assim, o índice de recusa alcançou 27,5% (Tabela 1).
Nos dois fascículos do ano foram publicados 29 artigos, dos quais 12 (41,4%) são Artigos Inéditos e 8 (27,6%) são Comunicações Breves, em concordância, portanto, com a política editorial adotada pela Revista. Outros 9 artigos, classificados em Artigos de Reflexão e Resenhas, completam o total publicado (Tabela 2).
No que se refere à temática dos artigos publicados, 38,0% deles foram classificados como Psicoterápico, seguidos de Socioeducacional, Comunitário e Organizacional, com 31,0%, observando-se que ensino e outras categorias completam a temática, com 31,0% dos artigos.
Quanto à origem geográfica dos trabalhos, houve aumento significativo da participação de outros estados e países, mas, mesmo assim, o Estado de São Paulo continua na frente, a exemplo de anos anteriores, com 34,5% do total publicado (29 artigos). Os outros Estados foram representados por autores do Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina. Os artigos originários do exterior, em um total de 7 (duas resenhas), são de autores da Áustria, Canadá, Chile, Costa Rica, Estados Unidos da América, Itália, Portugal e Reino Unido.
A distribuição da Revista, feita sobretudo por venda de assinaturas, vem sofrendo queda nestes últimos anos, confirmada também em 2013. Por outro lado, a questão dos custos dessa distribuição, acrescida da preferência por pesquisas em bancos de dados eletrônicos, levou a Federação Brasileira de Psicodrama a optar pela descontinuidade da Revista impressa.
O Conselho Editorial esteve constituído, em 2013, pelos seguintes membros:
Heloisa Junqueira Fleury (Editora)
Profa. Dra. Carmita Helena Najjar Abdo e
Marlene Magnabosco Marra (Coeditoras)
Dra. Annatália Meneses de Amorim Gomes – Conselheira Editorial
Dra. Gabriela Moita – Conselheira Editorial
Dr. Luiz Henrique Borges – Conselheiro Editorial
Dra. Maria da Penha Nery – Conselheira Editorial
Dra. Marília J. Marino – Conselheira Editorial
Dra. Regiane da Silva Macuch – Conselheira Editorial
Dra. Ursula Hauser – Conselheira Editorial
Nesta oportunidade deixamos expressos aqui os agradecimentos à Federação Brasileira de Psicodrama, que subvencionou a publicação da Revista, garantindo nossa meta de publicação. Agradecemos também à equipe técnica e administrativa da Revista, pela eficiência demonstrada. Aos autores, apresentamos nosso especial reconhecimento pelo trabalho realizado, com as judiciosas revisões que, sem dúvida, contribuíram para que a Revista Brasileira de Psicodrama pudesse manter seu padrão de qualidade e continue a ser valorizada pelos principais centros de formação de psicodramatistas e profissionais que trabalham com grupos, nacionais e internacionais.
São Paulo, outubro, 2013.
Conselho Editorial