Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Acta Comportamentalia
versão impressa ISSN 0188-8145
Resumo
MARQUES, Leonardo Brandão e GALVAO, Olavo de Faria. Desenvolvimento e avaliação de um sistema informatizado de instrução programada. Acta comport. [online]. 2010, vol.18, n.3, pp.347-360. ISSN 0188-8145.
Este estudo desenvolveu e avaliou um Sistema Informatizado para o ensino de conceito da Análise Experimental do Comportamento baseado nos princípios da Instrução Programada. O planejamento do ensino do comportamento conceitual utiliza formas efetivas de instrução baseadas em pesquisa empírica. A Instrução Programada para o ensino do comportamento conceitual, aqui considerado na acepção de operantes verbais intraverbais treinados por uma comunidade verbal específica, levou em conta os princípios da divisão do material de ensino em pequenas unidades e a exigência do domínio total dos conceitos básicos antes de avançar para os mais complexos, que resulta em desempenhos com menos erros e maior acurácia. Estudos anteriores avaliaram diferenças na aquisição de conceitos científicos ao usar tarefas de instrução ou consequências específicas para o comportamento verbal, encontrando diferentes padrões de aquisição. A efetividade do Sistema de Ensino e diferenças na aquisição do comportamento conceitual foi investigada em questões de identificação de definições ou exemplos de conceitos científicos. Os resultados indicaram que o sistema foi efetivo no ensino e avaliação da aquisição do comportamento conceitual. A discriminação entre definições foi mais efetiva que entre exemplos. Os resultados têm implicação para o ensino efetivo de conceitos científicos. Melhorias no sistema, incluindo feedback adicional para erros são sugeridas.
Palavras-chave : instrução programada individualizada; comportamento conceitual; sistema informatizado; ensino de Psicologia.