Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Acta Comportamentalia
versão impressa ISSN 0188-8145
Resumo
CHAGAS, Mariana de Toledo; GUILHERME, Gisela e MORIYAMA, Josy de Souza. Intervenção clínica em grupo baseada na terapia de aceitação e compromisso: Manejo da ansiedade. Acta comport. [online]. 2013, vol.21, n.4, pp.495-508. ISSN 0188-8145.
A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) propõe a aceitação de pensamentos e sentimentos e a identificação de contingências relacionadas a eles, possibilitando mudanças de comportamento que possam alterálas. O objetivo deste trabalho foi relatar e discutir uma experiência de intervenção clínica em grupo, baseada na ACT, para pacientes com queixa de ansiedade, realizada na Clínica-Escola de uma universidade pública. O grupo foi conduzido por duas psicólogas e registrado por três alunas do curso de Psicologia. Foram selecionados seis participantes para o grupo a partir de triagens já existentes na clínica. Após passarem por entrevistas individuais, os participantes foram convidados para a intervenção. Foram realizadas 13 sessões terapêuticas, enfocando questões como a ansiedade enquanto resposta adaptativa, a impossibilidade de controlar sentimentos e pensamentos, consequências do comportamento de esquiva experiencial, aceitação, metas e valores de vida e enfrentamento de situações. Buscou-se utilizar atividades práticas e metáforas em grande parte das sessões. A maioria dos participantes relatou passar a aceitar sentimentos e pensamentos, expor-se e enfrentar situações que anteriormente vinham evitando. O estudo tem um caráter exploratório descritivo da aplicação dos conceitos da ACT em grupo. Sugere-se que estudos controlados sejam realizados para avaliar a eficácia desde exemplo de intervenção.
Palavras-chave : aceitação; terapia de aceitação e compromisso (ACT); esquiva experiencial; ansiedade; terapia em grupo; estudo de caso; análise do comportamento; emoção.