SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Rev. bras. psicanál v.41 n.1 São Paulo mar. 2007

 

EDITORIAL

 

Leopold Nosek

 

Eis o primeiro número do volume 41 da Revista Brasileira de Psicanálise. Iniciamos um ano pleno de encontros e de possibilidades de debate, pois temos em maio o Congresso Brasileiro, em Porto Alegre, e logo depois, em julho, o Congresso Internacional, em Berlim. Como de costume, abrimos com uma entrevista que estimula a reflexão sobre a produção de conhecimento. Desta vez nosso convidado é César Botella, analista que vem desenvolvendo um corpo conceitual original. Os comentários serão feitos pelos colegas Elias Mallet da Rocha Barros, de São Paulo, e Fernanda Marinho e Ney Marinho, do Rio de Janeiro.

A seguir, temos uma súmula do 66º Congresso de Psicanalistas de Língua Francesa, incluindo a contribuição de André Green. Contamos aqui com a colaboração preciosa de colegas, como se constatará já no editorial escrito por José Martins Canelas Neto. A idéia de termos edições pensadas e produzidas em parceria nos parece extremamente fértil, como o prova este número da RBP, e nessa medida estamos abertos a propostas de outros grupos que estejam se dedicando a estudos e refl exões sobre temas específi cos.

Apresentamos também, neste número, os três artigos em torno dos quais se organizarão os debates do 45º Congresso Internacional da IPA, cujo tema é Recordar, Repetir e Elaborar em Psicanálise e na Cultura Hoje. A retomada do tema freudiano tem particular ressonância, já que a discussão será feita em Berlim, 85 anos depois do último congresso da IPA naquela cidade, realizado em 1922. Também lembra a data de 1933, que marca a ascensão do nazismo, fato que causa uma diáspora dos analistas judeus, resultando inclusive na vinda de Adelheid Koch ao Brasil, introdutora da prática analítica em nosso meio. O tema será tratado por três autores consagrados: um da Europa, Werner Bohleber, outro da América Latina, Norberto Marucco, e um da América do Norte, Jonathan Lear. Convidamos os leitores a nos enviar suas reflexões acerca desses trabalhos, para que possamos divulgar a construção teórica que se origina em nosso meio. Pretendemos, num segundo momento, dedicar um número da RBP às repercussões do congresso. Passo a palavra ao nosso editor convidado.

L. N.
São Paulo, abril de 2007.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons